Porque a Quântica explica!


É impressionante como ultimamente tenho ouvido falar de Física Quântica. Não na universidade, como seria natural, mas sim na TV. E o pior, por pessoas completamente leigas no assunto. Virou moda ultimamente o emprego descabido de pseudo-explicações quânticas para todos os males que aflingem a humanidade. Se você está com problemas de saúde, você precisa conhecer a cura quântica. Está sem dinheiro? Aprenda a melhorar de vida com os métodos da Física Quântica! Está procurando um sentido para sua vida? Assista o excepcional filme “Quem somos nós”. Espiritismo? É pura ciência, como é facilmente demonstrado pela Física Quântica. Todo novo achismo pseudo-cientifico (que obviamente tem como objetivo angariar fundos explorando a falta de cultura científica das pessoas) tem uma necessidade nata de tentar transferir para si a credibilidade adquirida pela ciência frente à sociedade em geral, por meio da introdução de termos científicos nos seus discursos que, por sinal, de científico só têm a possibilidade de virar material de estudo antropológico ou psiquiátrico. Claro, a solução não é exterminarmos todos esses criadores de pseudo-coisas da face da Terra. Como acontece com todo produto “mercadológico”, se há procura por essas crenças, haverá oferta. Não seria uma solução sensata exterminar toda a procura também huahuahuha. Então, qual seria uma solução (além dessas triviais)?

Temos que de alguma forma mostrar para as pessoas que existe algo além de sentar em frente à TV e ficar absorvendo coisas inúteis por osmose. Mostrar que pensar e aprender também faz bem, não só praticar esportes. Ensinar as pessoas a terem uma postura crítica frente a todas as situações. Pode parecer que o público alvo desta mudança de comportamente seja exclusivamente pessoas com baixíssina escolaridade ou com extremas falhas na sua educação. Sem dúvida a grande massa dos que se deixam seduzir por essas crendices é formada por essa “classe” de pessoas supracitadas. É até fácil entender o porquê delas serem assim, porém o absurdo é constatar a existência de acadêmicos de diversas áreas compactuando e propagando todo esse besteirol. O analfabetismo científico infelizmente atinge todos os níveis de educação.

Pra piorar ainda mais, quando abri o jornal de domingo, lá estava uma propaganda em página inteira da versão livro do “aclamado” Quem Somos Nós. No anúncio, temos o seguinte texto:

A teoria Quântica ao alcance de todos. A união tão esperada entre a Física Quântica, espiritualidade e o significado da vida. Uma obra que conduz, através da ciência, para a fronteira final do conhecimento científico sobre o ser humano: ele mesmo.”

Jamais irei ler esse livro, mas pelo filme já dá pra saber do que se trata (sim, infelizmente eu vi essa droga de filme… mas não todo, porque não aguentei). É somente a mais nova versão dos besteirois-pseudo-científico-de-auto-ajuda, ou seja, BULLSHIT!!!!!!!!!! Não tem NADA de Física ali, muito menos de Física Quântica. Quando vocês virem a capa desse livro, verão que até o título do livro está escrito em pseudo-grego huahuahuhahuaha.

Em resumo: esse é um livro doentio que tem como única finalidade tomar seu dinheiro. Se teve a infelicidade de comprar ou ganhar, use e abuse como matéria-prima para gaivotas e bolinhas de papel. Como todo bom papel, o efeito ao ser atirado numa fogueira também é legal, o que garante a diversão. Quando alguém te indicar esse lixo, indique o livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios“, de Carl Sagan. Isso sim é um livro para aquelas pessoas que desejam começar a entender o que é e como funciona a ciência e seu método.

Um blog muito bom que desmonta os argumentos falaciosos e medíocres desse filme/livro é esse: http://dragaodagaragem.blogspot.com/.
A crítica do filme está dividida em 3 partes. Recomendo esse blog à todos, não só pela crítica ao filme, mas também pelos constantes posts que visam promover o método científico.

That’s all folks!!!

Uma ideia sobre “Porque a Quântica explica!

  1. Bruno Oz

    A maior prova de que a quântica não é a solução de todos os males da sociedade somos nós, físicos, a prova viva!

    Nós sabemos quântica e nem por isso somos ricos, temos saúde ou nos encontramos com deus.

    Bem, pelo menos sabemos alguns símbolos diferentes e algumas letras gregas e com isso podemos fazer livros e arrancar o dinheiro de algumas pessoas.

    Uahahahahahhahahaha (risada macabra)

    abraçOZ

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s