Doomsday Clock 2010 reset


Está marcado para amanhã, as 3:00 PM GMT, um novo ajuste no relógio do apocalipse, o doomsday clock. Para quem não sabe, este relógio, mantido pelo Bulletin of Atomic Scientists mede o quão perto está a humanidade de uma destruição catastrófica por meios de ameaças nucleares, mudanças climáticas ou ameaças biológicas. Quanto mais perto de 00:00, mais próximo estamos de uma catástrofe. O anúncio de hoje terá transmissão ao vivo pelo site http://www.turnbacktheclock.org/, e veremos se nos afastamos ou aproximamos de uma catástrofe mundial. A tendência não é muito favorável a nós. Desde 1991, o relógio só faz se aproximar da meia noite. Em 2007, ele foi reajustado de 11:53 minutos para 11:55.

Eu não conheço os critérios usados por essa comissão de cientistas, mas posso afirmar com bastante segurança que não há como ter uma grande precisão sobre essa proximidade ou não de uma catástrofe mundial, visto que atividades naturais (inclui-se aí os humanos, obviamente) em grande escala possuem um alto nível de complexidade, e portanto são muito difíceis de serem tratadas de maneira determinística. Isso quer dizer que não devemos tomar o ajuste do relógio como uma certeza do que está por vir, mas sim como um alerta.

De qualquer forma, se você possui uma ogiva nuclear, prepare-se, pois hoje podemos nos aproximar mais de meia noite!

Até a próxima! Assim espero…

UPDATE: O relógio foi atrasado hoje! Agora são 6 para 00:00, o que significa que corremos menos risco, segundo o Bulletin of Atomic Scientists, claro… Vejam a justificativa do site deles:

IT IS 6 MINUTES TO MIDNIGHT
2010: International cooperation rules the day. Talks between Washington and Moscow for a follow-on agreement to the Strategic Arms Reduction Treaty are nearly complete, and more negotiations for further reductions in the U.S. and Russian nuclear arsenal are already planned. Additionally, Barack Obama becomes the first U.S. president to publicly call for a nuclear-weapon-free world. The dangers posed by climate change are still great, but there are pockets of progress. Most notably: At Copenhagen, the developing and industrialized countries agree to take responsibility for carbon emissions and to limit global temperature rise to 2 degrees Celsius.

Uma ideia sobre “Doomsday Clock 2010 reset

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s