Latex no OpenOffice, vol.2


Há mais de 1 ano, escrevi um post onde mostrava um programa chamado Ekee que é muito útil pra quem usa os aplicativos do OpenOffice (como o Writer e o Presentation) e precisa inserir equações matemáticas escritas em LaTeX em seus textos. Ok, você deve estar se perguntando por que uma pessoa que sabe escrever equações em LaTeX usaria um aplicativo WYSIWYG. Bem, definitivamente não sei a resposta, mas isso deve ser útil pra alguém que não está acostumado (preguiçoso!) a mexer com o pacote Beamer do LaTex, que por sinal produz apresentações bem bonitas.

Descobri hoje uma alternativa ao Ekee, a extensão OOoLatex. A primeira coisa que você tem que fazer pra instalar o OOoLatex no OpenOffice (além de ter uma distribuição LaTeX e o Ghostscript instalados!) é baixar o arquivo .oxt mais recente no site http://ooolatex.sourceforge.net/. Após isso, você deve abrir o Openoffice e ir em Tools->Extension Manager e clicar no botão Add. Na janela que abrir, localize o arquivo baixado no seu HD, e então o OOoLatex será instalado no seu Openoffice. Agora chegou a hora de configurá-lo. Primeiro vá em View-> Toolbar e marque a opção OOoLatex. Na nova barra de ferramentas que surgiu, ao clicar pela primeira vez em “equation”, a seguinte tela se abrirá:

A janela é bastante auto-explicativa: defina um atalho para os ambientes “Equation” (gera uma figura a partir do código LaTeX) e “Expand” (converte o código LaTeX em caracteres, basicamente). Entre com os caminhos para os binários da sua distribuição TeX e do Ghostscript. Usando a versão mais recente do TeXlive e o ubuntu 9.10 no meu PC, encontrei os binários nesses caminhos que estão escritos na figura acima. Após isso, salve as modificações.

Finalmente você está pronto para começar a editar suas equações usando LaTeX. Clique em “Equation” na barra de ferramentas, e então uma janela como essa se abrirá:


Você pode ainda configurar o preâmbulo do código fonte LaTeX, a resolução da figura gerada, o tamanho da fonte etc etc… Agora basta digitar o código das suas equações, clicar em “Latex” e pronto! Agora você tem expressões matemáticas decentes, tipograficamente falando, inseridas no seu texto!

Até lOOogo!

2 ideias sobre “Latex no OpenOffice, vol.2

  1. Leo

    Fala cara! Obrigado pela dica. Mas não to conseguindo fazer rodar este pacote ooolatex.
    Não sei se o problema é pq eu uso windows😦
    (muito provavelmente) Qdo eu incluo pelo Tool–> extensions maneger blza. Mas ele nao aparece na barra de ferramentas pra que eu possa configurá-lo.
    Any idea?

    Valeu, abs

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s