Acesso Remoto usando o Ubuntu – Parte II


Como prometido, continuo a saga que mostra como acessar remotamente um PC no ambiente Ubuntu. Para ver a parte I desse post, clique aqui.

Vou tratar agora da transferência de arquivos de um PC para o outro. Esse procedimento é realizado através de um protocolo de rede que foi criado como uma extensão do Secure Shell (SSH). Como fica subentendido pelo seu nome, o Secure File Transfer Protocol (SFTP) permite a transferência de arquivos (e também seu gerenciamento) de maneira… ãh… segura. Vamos então para a parte prática!

– Logando no PC remoto via SFTP:

Abra um terminal (Aplicações-> Acessórios -> Terminal) e entre com o comando
sftp seulogin@ipdoservidor

Após isso, o terminal solicitará sua senha. Forneça-a, e então pressione ENTER. Lembre-se que o “seulogin” refere-se ao seu nome de usuário no computador remoto que você quer acessar! O mesmo para a senha!
Pronto! Agora você já está navegando no PC remoto.
– Comandos Básicos do SFTP:

Os comandos básicos usados no SFTP são o get, usado para fazer download de arquivos do PC servidor para o PC cliente, e o put, usado para fazer upload de arquivos do cliente para o servidor. Comandos como cd, mkdir, ls etc etc são perfeitamente usáveis também.
Vamos agora exemplificar o comandos get do SFTP. Eu pessoalmente prefiro trabalhar da seguinte maneira: antes de fazer o login no servidor, costumo usar o comando cd para me mover para a pasta onde quero por o arquivo que estou prestes a baixar. Por exemplo, se quero baixar um arquivo para meu Desktop, executo o comando
cd Desktop

antes de me logar no servidor. Isso evita ter que ficar especificando caminhos na linha de comando, que por sinal, é bem tedioso. A seguir, faço o login usando o comando explicado mais acima e usando o comando cd, acesso o diretório onde está localizado o arquivo desejado no PC remoto. O comando ls é bem útil nessa tarefa, pois o mesmo imprime na tela a lista dos arquivos de um diretório. De forma alternativa, você pode também usar o comando lcd no ambiente SFTP para se deslocar dentre os diretórios do computador cliente. Por exemplo, você pode fazer login usando o comando ensinado acima, e, para se mover para o Desktop do seu PC local, usar o comando
lcd Desktop

Para listar, dentro do ambiente SFTP, os arquivos do diretório no qual você está localizado no PC cliente, use o comando lls. Localizado o arquivo que deseja baixar no PC remoto, use o comando a seguir para iniciar o download:
get nomedoarquivo.extensão

Se você deseja baixar vários arquivos de uma só vez, o comando mget (m = multiple) deve ser empregado:
mget ./*

O comando acima faz o download de todos os arquivos do diretório onde você se encontra no PC remoto. Para baixar, por exemplo, todos os arquivos .pdf de uma pasta, você deve utilizar

mget ./*.pdf

Para fazer upload de arquivos do PC cliente para o PC servidor, o procedimento é basicamente o mesmo, basta fazer a substituição “get” -> “put”. Por exemplo, se eu tenho um arquivo teste.pdf no Desktop do meu PC local e quero colocá-lo na pasta Documentos do PC remoto, devo usar a sequência de comandos (já no ambiente SFTP):

lcd Documentos

cd Desktop

put teste.pdf

Para múltiplos arquivos, o comando mput é usado.
Compactar uma pasta pode ser algo bastante útil se você quer baixá-la ou fazer upload da mesma. Existem dezenas de formatos de compactação, e diversos deles são descritos (com exemplos de linha de comando) aqui: https://help.ubuntu.com/community/FileCompression.

E, como pra tudo tem uma saída, no ambiente SFTP não é diferente… Use o comando exit para sair desse ambiente!


Na parte III desse post, veremos a questão do acesso remoto via o agradável e familiar (mas não tão rápido) ângulo do ambiente gráfico.

Até lá!!

Uma ideia sobre “Acesso Remoto usando o Ubuntu – Parte II

  1. Pingback: Acesso Remoto usando o Ubuntu – Parte III « Incerteza em Princípio…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s