Acesso Remoto usando o Ubuntu – Parte III


Na parte I desse post, abordei como instalar o SSH e como fazer login numa máquina remota na qual está instalado o sistema operacional Ubuntu. Na parte II, falei sobre o ambiente SFTP, que nos permite fazer download e upload de arquivos entre o PC cliente e o PC servidor. Havia prometido que na parte III iria falar sobre o acesso remoto usando o ambiente gráfico, mas antes gostaria de dar mais uma dica sobre linha de comando, perdoem-me! Logo logo publicarei sobre o modo gráfico! Vamos lá então!

P.S.: Os posts da série “Acesso Remoto usando o Ubuntu” são interdependentes, ou seja, cada post parte do pressuposto que você domina os posts passados dessa série.

– Links, o web browser mais rápido do mundo:

Se você pensa que o Chrome ou o Opera competem pra ver quem é o browser mais rápido do mundo, você está enormemente enganado! Nessa competição, ninguém é páreo para o Links! O único probleminha é que ele é um navegador modo texto, carregado no terminal… Brincadeiras à parte, embora ele pareça inútil nos dias atuais, onde o foco está na parte visual da internet, o Links pode ser bem útil quando você deseja baixar algo da internet usando seu PC remoto. Por exemplo, quando quero baixar algum artigo científico de acesso restrito, faço login remotamente no PC que uso na faculdade, e navego até a página da revista usando o Links. A vantagem é o tempo de carregamento da página, infinitamente menor no modo texto em comparação ao tempo de carregamento usando um browser comum, como o Chrome. Para instalar o Links, abra o terminal e execute o comando

sudo apt-get install links

Para abrir o Links (localmente ou remotamente), execute no terminal o comando links. Uma tela preta no terminal surgirá… ou rosa, se você usa o fundo do terminal com essa cor… Para que apareça a barra de endereços, use o atalho Ctrl+g, e então você pode entrar qualquer endereço da web.

Vocês podem ver na imagem acima (além de notarem que estava ouvindo Skid Row, e verificando o torrent do filme Brüno, que por sinal é bem pior que Borat) esse blog aberto no Links (clique na imagem para ampliar). Pressionando a tecla Esc, surge um menu na parte superior da tela, fornecendo opções para salvar bookmarks, acessar sua lista de favoritos, configurar opções do Links, recarregar a página, lista de downloads etc etc… é só explorar os menus para se familiarizar melhor.

Então é isso pessoal! No próximo e último post dessa “trilogia de quatro posts”, abordarei (finalmente) o acesso remoto via ambiente gráfico, além de outras dicas, como a utilização do programa Dropbox etc etc.


3 ideias sobre “Acesso Remoto usando o Ubuntu – Parte III

  1. Pingback: Acesso remoto usando o Ubuntu – parte IV « Incerteza em Princípio…

  2. farias

    Ótimo tutorial, principalmente para os iniciantes como eu. Mas eu estou com uma dúvida:
    Eu tenho um pc dentro da minha universidade (que fica atras de um proxy) instalado o ssh server, e agora estou tentando acessar este pc através de outro computador externo, em outra cidade, até o momento todas as minhas tentativa foram falhas, existe algum modo que eu possa fazer isto?

    Resposta
    1. Leandro Autor do post

      Olá, obrigado pelo comentário!
      Ficaria mais fácil tentar ajudá-lo se eu soubesse exatamente qual o erro que está ocorrendo quando tenta acessar o PC remoto. Mas, como alternativa ao ssh, sugiro também o programa Teamviewer, que é multiplataforma e permite o acesso via modo gráfico.

      Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s