Dropbox, uma apologia



Quem acompanha esse blog (Abraço Googlebot!) deve saber que de vez enquando eu faço apologia à certas coisas, sendo algumas delas lícitas e outras ilícitas, como teoria de camp… ops, brincadeira! Hoje falo do Dropbox. Não me lembro de nos últimos tempos ter visto surgir uma ferramenta tão útil quanto essa. A idéia é extremamente simples, mas até então não havia sido implementada de forma decente: tenha uma pasta comum em quaisquer computadores que você use! Jogue seus arquivos nessa pasta, e a mesma será atualizada em todos os PCs  (assim que você  conectá-los à internet) que você instalou o Dropbox. Além disso, mesmo que você por um acaso do destino não tiver o Dropbox instalado num PC que você use (um computador público, por exemplo) os arquivos da pasta comum ficam acessíveis num servidor web via login e senha! Esse programa é uma evolução natural daqueles softwares de sincronização de pastas que funcionavam localmente.
Outro fator interessantíssimo é que ele é cross-platform, ou seja, pode ser instalado nos sistemas operacionais mais comuns e um PC com um OS X… Putz! Peraí, OS X já é nome de um OS… voltando: um PC com um sistema operacional x com Dropbox instalado “conversa” normalmente com um um PC onde o Dropbox roda via um sistema operacional y. Acho que o espaço inicial disponibilizado por eles (confira lá no site deles pra ter certeza, pois curiosamente o site está fora do ar no momento em que escrevo esse post… Não, não é preguiça minha!) é 2Gb, sendo que você, ao convidar mais pessoas para usar o Dropbox e, logicamente, elas efetivamente começarem a usá-lo, o espaço disponibilizado para você vai aumentando. Não me lembro agora exatamente quanto espaço adicional você ganha por cada pessoa convertida, mas certamente é menor que o espaço que os testemunhas de Jeová ganham no céu, pois não vejo usuários de Dropbox batendo de porta em porta por aí. Não leve essa questão dos convites muito a sério… Nada de chantagem emocional com seus amigo, nem arma na cara… Muito menos bater de porta em porta feito um testemunha de Jeová.
Bem, as vantagens do Dropbox não param por aí. Não há restrição quanto ao tipo ou tamanho (desde que obviamente ele seja menor ou igual ao tamanho da sua cota) de arquivo que você pode por na pasta. A única limitação é sobre o tamanho de arquivos adicionados à pasta via a página web do Dropbox, que é de 300Mb. Outra coisa boa é a existência de controle de versão. Se você, por alguma ironia do destino,  sobrescreve algum documento importante seu que não era para ser sobrescrito, você pode recuperá-lo via site do Dropbox.
Agora lembro porque não tinha escrevido sobre o Dropbox ainda… É que as vantagens são em tal número que escrever sobre ele se torna bem tedioso… Não quero nem imaginar um “Dropbox by Saramago”. Então aí vai a última: Dentro da pasta Dropbox existe uma pasta chamada “public”. Tudo que você arrastar pra lá, torna-se de acesso público (ohhh)! E, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo na pasta public, indo no item Dropbox no menu que se abre, você tem a opção de gerar um link para esse arquivo público, o que facilita muito o compartilhamento de tal arquivo. Basta mandar o link para uma pessoa ou disponibilizá-lo no seu site, que seu arquivo fica acessível a menos de um clique. Veja abaixo uma imagem do Dropbox funcionando. A check mark siginifica que o upload do arquivo foi realizado com sucesso.

O Dropbox significou pra mim o fim da utilidade do meu pendrive. Pra coisas relacionadas ao meu trabalho, praticamente não o uso mais. Nem pra transportar dados dos programas que rodo, pois  os executo de dentro da pasta Dropbox. Isso é bastante útil quando você usa um PC remoto pra rodar seus programas! Deixo executando no PC da pós onde estudo, e ao fim da execução, tenho os dados no meu PC de casa via Dropbox! O Dropbox também é mais prático que usar o SFTP pra transferir arquivos de um PC remoto. Basta acessar o PC do trabalho via SSH ou SSH -X e mover os arquivos ou pastas desejados para a dropbox.
Mais informações: http://www.dropbox.com

Até a próxima!

Ps.: Nada contra as pessoas que são testemunhas de Jeová. Agora, contra os bots que são testemunhas de Jeová…

Original em https://incertezaemprincipio.wordpress.com/2010/04/17/dropbox-uma-apologia/

7 ideias sobre “Dropbox, uma apologia

  1. Pingback: Acesso remoto usando o Ubuntu – parte IV « Incerteza em Princípio…

  2. Ricardo

    Existe como fazer logoff do dropbox em um computador público para que ninguém possa ver seus arquivos? Já tentei de tudo: clicar em exit, logoff no dropbox.com, mas a pasta continua acessível.

    Resposta
    1. Leandro Autor do post

      Num computador pblico no recomendado instalar a verso desktop do Dropbox, pois a pasta permanece no HD do PC. O ideal acessar o servio via browser, entrando no site do dropbox.

      Resposta
      1. Ricardo

        E digamos que eu queira compartilhar com meus alunos os arquivos de um curso. Se eu enviar login e senha para eles, os mesmos podem inadvertidamente instalar a versão desktop em um computador público. Existe como impedir isso?

      2. Leandro Autor do post

        No necessrio ceder sua senha para os alunos! Para compartilhar arquivos, os passos so: 1) Cada um deve criar suas prprias contas no Dropbox 2) Deve-se criar uma pasta compartilhada: crie uma pasta qualquer, por exemplo “alunos” dentro da pasta “Dropbox”, em seguida clique com o boto direito nela, v at o menu “Dropbox” e clique em “share this folder”. 3) Abrir um menu, onde dever inserir os emails dos alunos para que recebam o convite para esta pasta compartilhada. 4) Eles aceitando o convite, tero acesso aos arquivos contidos somente nessa pasta “alunos”, ficando todo o resto do contedo da pasta Dropbox limitado a voc.

        A idia boa, mas no perfeita: qualquer membro do compartilhamento poder alterar/apagar os arquivos da pasta. E, se instalarem o dropbox num PC pblico, ainda assim o contedo da pasta “alunos” poder ficar exposto… S uso essa opo de compartilhamento com pessoas de minha confiana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s