LaTeX no Gmail


Adivinhem que habilidade a extensão GmailTeX agrega ao Gmail. Essa foi fácil, hein! Agora suas conversas por email podem se tornar mais (in)compreensíveis e funcionais através da utilização de LaTeX no corpo de sua mensagem. Basta acessar https://chrome.google.com/webstore/detail/eenhaafocdcfjengcoflbdnoljeaepgb e instalar esse extensão no Google Chrome.

Após a instalação, um pequeno menu irá aparecer abaixo do menu “quick links” (isso vai depender um pouco da disposição espacial dos aplicativos da sua conta do Gmail):

Para digitar suas equações, basta usar o delimitador “$$”. Por exemplo,

$$ \int d^3\vec x e^{-i\vec k \cdot \vec x} f(x) $$

Para ver o resultado, é precido clicar em “TeX Composed” no menu do GmailTeX. Uma janela então se abrirá mostrando sua equação compilada. Veja a screenshot abaixo (clique para ampliar):

Ao receber um email escrito com equações em LaTeX, basta abrí-lo e clicar em “TeX Receiver” no menu do GmailTeX. O resultado é esse:

Bem prático, não? A desvantagem é que tanto quem recebe o email, quanto quem envia deve, necessariamente ter instalado o GmailTeX. Se eu bem me lembro, há algum tempo atrás vi algum aplicativo que transformava o código em LaTeX em imagem, o que facilita bastante para quem recebe o email. Vou pesquisar melhor e depois faço outro post. Quanto mais alternativas, melhor!

Página do desenvolvedor: http://alexeev.org/gmailtex.html

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s