Primeiro contato de uma tribo


Imagine que um viajante do tempo encontra a espécie humana nos seus primórdios de desenvolvimento  e mostra a um grupo de indivíduos artefatos produzidos através do nosso conhecimento atual, como uma câmera de vídeo, um gravador de voz, um computador etc. Seria chocante, não? Eu diria que o vídeo abaixo nos mostra mais ou menos isso, mas o sujeito de pele branca evidentemente não é um viajante do tempo, mas sim um provável antropólogo estabelecendo um primeiro contato com uma tribo da Papua Nova Guiné.

Bem, com as facilidades e acessibilidade das tecnologias de hoje, fica difícil afirmar se o vídeo é verdadeiro ou não, mas independente disso ele é impressionante. Ele nos faz parar um pouco e pensar em quão longe chegamos no desenvolvimento do conhecimento sobre a natureza. Uma espécie animal dentre tantas outras, num planeta (provavelmente) como tantos outros, numa galáxia banal frente a imensidão do espaço, hoje tece teorias profundas sobre a origem de tudo isso que nos cerca, visível ou invisivel, muito pequeno ou de dimensões do universo. Talvez não tenhamos tomado o melhor caminho nessa linha do tempo do desenvolvimento humano, mas devemos ter a humildade que transparece nesse povo “primitivo” do vídeo para mudar o curso da história enquanto ainda há tempo.

Até a próxima!

2 ideias sobre “Primeiro contato de uma tribo

  1. Carlos André

    Fantástico vídeo. Assisti a alguns dias, e me fez pensar que, se algum dia seres de outro planeta aterrisassem na Terra, seria exatamente assim que receberíamos.

    Muito legal seu blog. Darei uma olhada com mais calma em outras horas…

    []’s

    ps: Soube também da Escola de Cosmologia e Gravitação do CBPF nesses dias, vai participar?

    p.p.s: Antes de mais nada, sou Mestrando em Astronomia pelo ON, logo, por isso a pergunta acima.😛

    Resposta
    1. Leandro Autor do post

      Obrigado pelo comentário! Soube da escola do CBPF sim, mas ainda estou em dúvida se vou ou não… Vou certamente na I CosmoSul (aí no ON), apresentar um poster em agosto.
      até mais!

      Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s