Documentário sobre obsolescência programada (updated)


Imagine se todos os bens que compramos durassem dezenas de anos, passassem  de geração em geração como herança de família, se a manutenção de equipamentos fosse fácil e barata. Uma situação dessas acarretaria o total colapso do sistema econômico que rege o mundo, que é uma econômia que se baseia no crescimento e se equilibra no seguinte tripé: propaganda, obsolescência e fornecimento de crédito. Por isso sua TV corre o risco de quebrar logo após o fim da garantia, sua lâmpada dura apenas alguns milhares de horas e seu celular, devido à poderosa ferramenta de marketing, fica desatualizado e inadequado em apenas 1 ano. É a econômia baseada na insatisfação das pessoas, que, como um produto na prateleira, recebem o rótulo de “consumidor”. Será que uma economia baseada em crescimento é sustentável a longo prazo? Bom, na natureza não existe sistema que sustente um crescimento de forma indefinida. É bastante provável que em algum momento nossa economia irá colapsar, já que vivemos num planeta de recursos finitos.

Imagine se todos os países do mundo atingissem o nível de desenvolvimento dos EUA ou da Europa. Nosso planeta se sustentaria por quanto tempo? Pensar sobre esse assunto é interessante e é importante estudarmos alternativas ao atual modelo.  Abaixo seguem dois vídeos, o primeiro é um documentário sobre a obsolescência programada, e o segundo é um discurso muito interessante do presidente do Uruguai, José Mojica.

Update: por questões de direitos autorais, o documentário a que me refiro tem sido constantemente retirado do youtube. Abaixo coloquei um novo link, mas o mesmo não deverá ficar disponível por muito tempo. Sugiro que procurem adquirir o documentário, cujo título é “Comprar, jogar fora, comprar”.

Até a próxima!

Uma ideia sobre “Documentário sobre obsolescência programada (updated)

  1. ivanmello

    Reblogged this on Criatividade e Inovação todo diae comentado:
    Imagine se todos os bens que compramos durassem dezenas de anos, passassem de geração em geração como herança de família, se a manutenção de equipamentos fosse fácil e barata. Uma situação dessas acarretaria o total colapso do sistema econômico que rege o mundo, que é uma econômia que se baseia no crescimento e se equilibra no seguinte tripé: propaganda, obsolescência e fornecimento de crédito.

    Resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s