BICEP2 – Uma coletânea de links


Quase um ano após a divulgação dos resultados do Planck, mais um grande conjunto de medições cosmológicas foi divulgado. Agora foi a vez do experimento BICEP2 publicar dados que terão um impacto gigantesco para a pesquisa da Física do universo primordial. Pela primeira vez evidências diretas da existência de ondas gravitacionais (B-mode polarization) foram obtidas e novas restrições sobre parâmetros cosmológicos como por exemplo o índice espectral $ latex n_s$ e a tensor-to-scalar ratio (r) foram obtidos.

Os indícios da existência de ondas gravitacionais, caso confirmado por outros experimentos,  constituiria a primeira evidência de que um período de expansão acelerada nos primórdios do universo teria de fato ocorrido. Isto elevaria o chamado modelo inflacionário ao status de fato científico, deixando de ser apenas um cenário fenomenológico conveniente para sanar alguns problemas do modelo cosmológico padrão (popularmente conhecido como Big Bang). 

Além disso, os resultados ressaltam que a mecânica quântica de fato desempenhou um papel fundamental juntamente com a gravidade nos momentos iniciais do universo. Com isso, uma teoria quântica da gravidade faz-se ainda mais necessária para completarmos nosso conhecimento acerca do nascimento do universo e também para entendermos o que causou o período inflacionário.

Esta sem dúvida será uma das descobertas mais importantes da história da ciência, caso confirmada. Na minha opinião, esse feito estaria num nível similar ao da descoberta do bóson de Higgs, ou até mesmo superior, se imaginarmos que o que o BICEP2 fez foi inferir dados de um universo que possuía por volta de 10^{-35}s de idade.

Acho que um prêmio nobel para os experimentais e para os pais do modelo inflacionário é algo bastante provável. Pena que quase não estão falando no nome de A. Starobinski, um dos criadores (de forma independente) do modelo juntamente com A. Linde e A. Guth.

Aqui vai uma coletânea de links sobre o assunto:

Bonus: Vídeo do Andrei Linde recebendo a notícia dos resultados:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s